terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Autor do Mês: Janeiro - Jeannette Walls

LEIA OUVINDO

Olá pessoal!

Como prometido, hoje começa o "Autor do Mês" aqui no Resvalar, a proposta é contar para vocês um pouco da historia do autor do respectivo livro que eu fizer a resenha no "1 Livro Por Mês" e, como o livro de janeiro é Cavalos Partidos (confira a resenha aqui), contarei para vocês um pouco da historia de uma das minhas autoras favoritas: Jeannette Walls.

A Autora

Jeannette Walls tentou iniciar suas memórias quatro vezes ao longo de 20 anos. Em todas as vezes ficou tão frustrada que jogou fora tudo o que escrevera. Por fim, aos 44 anos, seu primeiro livro, O castelo de vidro foi publicado. Ficou quase três anos na lista de best sellers do New York Times; vendeu mais de dois milhões de exemplares, foi traduzido para 23 idiomas e logo virará filme.



Walls teve uma juventude no mínimo miserável. Sem moradia fixa, pobre, quase sempre com fome, sendo criada por pais totalmente fora do comum, cresceu próximo às montanhas da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos. Para escapar da pobreza, farta de viver naquela situação deprimente, mudou-se para um pequeno apartamento em Nova York que dividia com sua irmã mais velha. Lá, Jeannette ficou famosa como colunista de fofocas. Mais tarde, os pais também se mudaram para lá, porém devido à mentalidade excêntrica dos dois, logo viraram sem-teto. Certa noite, indo para uma festa, vestida com roupas de grife, ela viu a mãe vasculhando uma caçamba de lixo. Baixou a cabeça e pediu ao motorista do táxi que a levasse para casa. Até então, ninguém sabia sobre o seu passado difícil e a notícia seria terrível se descobrissem!

A autora, no momento em que viu a cena de sua mãe na caçamba de lixo, ficou apavorada. Jeannette, na época, levava aquela vida ótima, tinha um marido que a amava, um excelente emprego, uma casa confortável, mas sentia que estava vivendo uma enganação. Sentiu então a compulsão de escrever sobre aquela situação constrangedora, embora soubesse que estava pondo tudo em risco.

“Algo que aprendi ao escrever minhas memórias foi que todos nós temos muito em comum” Jeannette Walls.

Com seus romances biográficos, Jeannette Walls nos mostra que não é preciso passar por uma infância miserável para escrever suas memórias. Não é preciso ter pais excêntricos. Acredite ou não, não é preciso nada que seja dramático, afinal uma grande parte das pessoas no mundo levam uma vida razoavelmente comum, sem muitas reviravoltas. Mas todas tentam entender a vida, tentam encontrar significado no mundo, e aí residem o valor e a oportunidade das memórias.




Atualmente Jeannette Walls mora na Virginia, Estados Unidos, e é casada com o escritor John Taylor. Já trabalhou em vários jornais e revistas, como o USA Today e a New York Magazine. Colabora regularmente com o canal a cabo norte-americano MSNBC. Seu primeiro livro, O Castelo de Vidro, está em vias de se tornar filme, a atriz Jennifer Lawrence já foi cotada para interpretar a própria Jeannette, o livro ganhou vários prêmios, entre eles o Elle Readers de 2005 e o Alex 2006 da American Library Association.

Nenhum comentário:

Postar um comentário